quarta-feira, junho 22, 2005

Do adeus dos outros


Me impressionou profundamente o título do post do Milton: "o adeus dos outros" publicado há tempos atrás. O post aborda o tema "blogar or not" mas pende para um outro assunto de forte relevância, muitissimo humano e presente nas nossas vidas: persistir ou desistir.

Há muitos anos atrás li a frase: " A escolha traz em si uma perda" e pela primeira vez fui levada a pensar no "preço" de algumas escolhas que fazemos. Quando oscilamos entre desistir ou persistir não estamos fazendo mais que avaliar que preço estamos dispostos a pagar pela escolha de levar adiante um sonho, um afeto, um projeto, quando já não parece tão leve o fardo. Se estivesse leve não havia porque se questionar.

Raramente questionamos a leveza, o prazer, o afeto, a comunhão. Estas são fontes nas quais bebemos sempre com avidez. Questionamos o prazer dificil, o afeto raro, o sonho adiado, o projeto sacrificante, a aridez, a carência, a não sintonia.

E o que é "o adeus dos outros", senão uma prévia dolorida do nosso adeus, e uma forma terceirizada de reavaliar as escolhas que fazemos, e reiterá-las ou não. Ás vezes devemos perseverar, e de alguma forma encontrar forças para manter afetos, sonhos e projetos. Ás vezes devemos dizer adeus, ainda que olhando para trás...

E o meu mais novo aprendizado, fruto de algumas perdas de dificil reparação, me ensinou que existe ainda uma terceira alternativa: a de voltar atrás em algumas escolhas feitas, e, se a vontade for suficiente, ter coragem para retomar, reatar, reiniciar, reviver...

P.S. - Republicação para testar se o blog ainda está vivo


6 comentários:

Anônimo disse...

Saudade dos seus ótimos textos.
E querendo ver as fotos da mansão.

Heloisa B.P disse...

Gostei do TEXTO no Seu todo e, particularmente, da sua "conclusao":

"E o meu mais novo aprendizado, fruto de algumas perdas de dificil reparação, me ensinou que existe ainda uma terceira alternativa: a de voltar atrás em algumas escolhas feitas, e, se a vontade for suficiente, ter coragem para retomar, reatar, reiniciar, reviver..."
**********************************
_Tambem ando a "aprender"!
_Saudacoes Amigas e FELICIDADES, para SI* e SUA FAMILIA!
Heloisa B.P.
*********************

Anônimo disse...

Caríssima Sherazade. Tenho andado muito arredado e distraído com questões ligadas à péssima política praticada no meu pequeno País e portanto não tenho aparecido. Hoje fiquei radiante: Não só pela beleza e fluidez do seu texto, mas tambem por constatar que posso finalmente comentar directamente na sua caixa de ressonância. Se sobre a sua prosa não tive nenhuma surpresa, já a dita caixa de comentários constituiu uma agradável novidade que espero usar muitas vezes. Um abraço.

Anônimo disse...

Seu texto era tudo o que eu precisava ler neste dia chuvoso.

Abraço carinhoso,
Monica

Anônimo disse...

Sherazade,
É tão bom a gente vir aqui e encontrar um texto novo! Seu blog sempre estará vivo para nós, querida amiga.
Beijo,

Anônimo disse...

Hi Helen,
Faz tempo que não leio teus textos e a surpresa já se faz constante. Te conhecer e te redescobrir de tempos em tempos é muito gratificante, mostra que a evolução pode ser contínua, mesmo em patamares mais altos.

Beijos e Parabéns pelo Niver.