quinta-feira, maio 13, 2004

Olhando para a frente

..........Carta a uma pessoa querida, num momento difícil..........

Uma doença grave é uma luta para a qual nunca estamos preparados, nem devemos estar.

Há muitas outras provações na vida, mas certamente as mais duras são a perda de pessoas muito queridas e as doenças graves.

Agora posso te dizer com certeza, e com conhecimento de causa, que essa provação não pode inclur nem desânimo nem falta de fé, senão a carga fica maior que você pode suportar.

Nesses momentos o desânimo é o golpe de misericórdia que nos leva a desabar quando a paulada é grande.

Todos nós temos nossas fraquezas e com certeza vacilamos diante de provações.

A fé é um poderoso recurso para buscarmos o ânimo e a energia imprescindíveis para seguir em frente.

Não estou falando da fé cega.

Esta faz muito bem, mas poucos são os que conseguem ter uma fé cega e inabalável.

Falo da fé humana, da fé que surge da fragilidade, da sensação de desamparo, que pede ajuda, que se deixa ajudar, que roga a Deus mais energia porque já não pode encontrá-la mais em si mesmo.

Essa fé é confortante e pode fazer uma enorme diferença para você.

Então nem de longe pense que Deus te abandonou.

Talvez você tenha se abandonado um pouquinho, como uma criança que se desgarrou da mão da mãe na estação do metrô, mas que mesmo com medo, acredita que vai encontrá-la.

Não deixe de rezar e acreditar. Não deixe de fazer planos, de se envolver nos acontecimentos, de escrever (com lap top, á mão), de ler, de pensar e de sonhar. No hospital faça planos de leitura, de filmes a ver. Peça um walkman para ouvir musica. Olhe revistas de decoração e pense em como seu quarto em casa ficaria bem se você trocasse a cor.

Faça planos com datas marcadas e planeje de verdade como vai viabilizá-los. Se você não tem recursos para viabilizá-los inclua nos seus planos como conseguir os recursos. E se aferre a esses sonhos.

Não aceite “se”.

O “se” pode te fazer mais mal que esse novo tumor que será extraído em breve.

Acredite com todas as forças de que dispõe e quando achar que está fraquejando peça ajuda a Deus com vontade.

A frase clássica que diz que “a fé remove montanhas” tem todo sentido porque a fé movimenta a sua vontade que por sua vez arrebanha uma poderosa energia dentro de você.

O medo paralisa e tem foco na sombra. A fé impulsiona e tem foco na luz. A fé pode ser traduzida como uma vontade firme de superar, de atravessar o vale escuro, de vencer a provação.

Desejo a você toda a coragem do mundo, e uma dúzia de pessoas queridas que tornem essa etapa de sua vida mais suportável.

Todo o meu carinho para você.




Henri Cartier-Bresson
Sifnos 1961

Nenhum comentário: